Quais as vantagens de se tornar um cidadão italiano?
Tornar-se um cidadão europeu significa uma grande mudança na sua vida. Na Itália, por exemplo, você poderá estudar nas instituições de ensino públicas, utilizar o sistema de saúde, residir, concorrer a vagas de emprego sem necessidade de visto entre tantas outras possibilidades.
Muitos destes direitos são estendidos a outros países da União Europeia e que fazem parte da Área de Schengen – convenção foi realizada entre 30 países, sendo praticamente todos os pertencentes à União Europeia. Os únicos países que fazem parte da União Europeia e não estão no tratado são o Reino Unido e a Irlanda.
O cidadão europeu consegue alugar um imóvel ou comprar uma casa na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia com mais simplicidade e menos burocracia. Quando estiver viajando por outros países, poderá utilizar toda a rede de suporte de Embaixadas e Autoridades Consulares italianas.
Vantagens da Cidadania Italiana
– Ter um dos melhores passaportes do mundo
O passaporte italiano dá direito a viajar por 155 países sem a obtenção de visto. Os países que fazem com que o passaporte italiano não ocupe o primeiro lugar são Mongólia, Ruanda e Índia, que ainda exigem o requerimento de visto para a entrada em seus territórios.
– Estudar na Europa
Você terá acesso às instituições de ensino italianas, incluindo cursos de graduação (é legal lembrar que algumas universidades oferecem cursos em inglês). A maioria das instituições de ensino europeias cobram mensalidades ou anuidades diferentes para cidadãos europeus e estrangeiros. A diferença pode chegar a 50% do valor. Estudar em outros países da União Europeia também é mais tranquilo. Você não precisará de vistos para estudar nos demais países da União caso tenha a cidadania italiana.
– Trabalhar na Europa
Empregados de multinacionais com dupla cidadania são muito valorizados, por representarem o ideal cosmopolita, internacional e ‘antenado’ que estas empresas exigem. Além disso, por causa do seu passaporte europeu, eles podem ser enviados a ‘missões’ em outros países, o que conta como ponto positivo no currículo.
– Poder morar na Europa
A moradia em qualquer um dos 28 países da União Europeia ou dos 30 países do Acordo de Schengen, que inclui Islândia, Noruega e Suíça, também é um benefício da cidadania italiana. Ao todo, você pode escolher entre 32 países, fora o Brasil e os países com ele acordados, para residir. A vantagem disso é não precisar de visto ou autorização para morar em outro lugar e a liberdade de se mudar caso veja uma melhor oportunidade em outro local.
– Ter qualidade de vida européia
De acordo com a 19ª pesquisa anual de Qualidade de Vida da Mercer, a Europa sobressai quando se trata do bem-estar de seus habitantes. A infraestrutura urbana é tida como essencial, por isso há fácil acesso ao transporte público, distribuição igualitária da eletricidade e presença de água potável em todas as residências. Por esse motivo, podemos afirmar que a Europa tem uma qualidade de vida superior à do Brasil.
Claro que cada lugar possui suas características, no entanto, de maneira geral, a União Europeia preza por proporcionar um bom nível de vida à sua população, investindo na proteção do meio ambiente, no desenvolvimento de infraestrutura, aumentando o número de emprego e diminuindo a desigualdade social.
Está pronto para aproveitar todas as vantagens de ter a cidadania italiana?
Fale com a gente! helem@ricardojuris.com